Clareamento Dental

Com o passar do tempo, os dentes podem sofrer alteracoes em sua coloração, seja pelo uso de cigarro, excesso de alimentos com corantes, uso de alguns medicamentos ou até mesmo por causas naturais e genéticas. Se você deseja dentes ainda mais brancos e brilhantes, oferecemos duas alternativas de clareamento.

Clareamento a laser: Técnica realizada em consultório, onde um gel clareador de alta concentração é aplicado sobre os dentes e ativado por um laser ou led, que intensifica o processo de clareamento.

Clareamento caseiro: Uma moldeira individualiza e confeccionada para cada paciente, compondo um kit junto com o gel clareador. A moldeira preechida com o gel é utilizada por aproximadamente uma hora por dia, por uma periodo de 3 a 4 semanas.

O acompanhamento profissional e essencial para assegurar que os dentes não fiquem com uma coloração artificial.

O controle atento do clareamento é essencial para evitar que os dentes fiquem exageradamente brancos e o sorriso se torne artificial. O tom ideal é definido por meio da análise da cor da pele e das características do rosto.

Plástica Gengival

Algumas vezes, as desarmonias estéticas do sorriso não são devidas as posições e formato dos dentes, e sim, as alterações gengivais. Nesses casos existem algumas modalidades de procedimentos que visam o ganho estético de volume, contorno e coloração das gengivas.

A Plástica Gengival é um procedimento cirúrgico que objetiva melhorar a estética do sorriso, reduzindo o tamanho da gengiva e modificando o seu contorno.

Essa técnica é indicada para as pessoas que apresentam algum problema estético nas gengivas.

O crescimento gengival pode ser causado por medicamentos, aparelhos fixos associado à má escovação e outros motivos desconhecidos.

Já a recessão gengival que é a mudança de posição da gengival com aparecimento da raiz do dente, tornando-o mais longo e sensível, pode ser causada por escovação traumática (forte), má-olcusão (sobrecarga de mordida especificamente no dente com recessão), bruxismo e doença periodontal. A cirurgia realizada para recobrimento desta raiz é o enxerto gengival retirado do palato (céu da boca).

O pós-operatório não é difícil. O paciente é medicado com analgésico e antiinflamatório. Não existe dor ou inchaço no local da cirurgia e o repouso para o paciente é de apenas uma semana. Os pontos são retirados de sete a dez dias depois da cirurgia e o paciente é liberado.

Manutenção preventiva

”E melhor prevenir do que remediar”. Seguindo esse pensamento, a redução das bactérias e a eliminação do biofilme, se tornam passos fundamentais para a manutenção da saúde bucal e sistêmica.

Esse processo geralmente e realizado com a tradicional raspagem e alisamento das raízes, complementando os cuidados tomados em casa. A instrução de higiene bucal é um importante fator para o sucesso do tratamento, que deve se concentrar na prevenção das patologias periodontais.

Além da limpeza e avaliação periodontal, a consulta de manutenção periodontal também incluirá sempre que necessário a solicitação de exames radiográficos, uma ferramenta muito útil na detecção de alterações dentárias como cáries, tumores e cistos e que também serve para avaliar o grau de perda óssea e para determinar a posição dos dentes e das raízes.

A manutenção da saúde gengival, também e importante para a prevenção de doenças sistêmicas como: endocardite bacteriana (infecção cardíaca), infecções renais, pulmonares e tantas outras patologias que usam a gengiva doente como porta de entrada no organismo.

A periodicidade destas sessões deverá ser determinada de acordo com o risco do paciente adquirir ou voltar a apresentar doença, uma vez que não há uma “cura absoluta” para a doença.

A recompensa maior é o bem estar e a saúde bucal, que ficam sempre em dia.

Biossegurança

A biossegurança na odontologia consiste em um conjunto de medidas preventivas que visam fornecer proteção e segurança aos pacientes, aos dentistas e à sua equipe.

Endodontia

A endodontia é o campo da odontologia que estuda a morfologia da cavidade pulpar, a fisiologia e a patologia da polpa dental, bem como a prevenção e o tratamento das alterações pulpares e de suas repercussões sobre os tecidos periapicais.

Devido a alterações por caries profundas, fraturas dentárias, trauma oclusal ou lesões endoperiodontais, algumas vezes, a polpa dentária fica inflamada ou infectada, gerando sinais e sintomas que incluem dor, sensibilidade prolongada ao frio ou ao calor, descoloração do dente e inchaço da gengiva. Muitas vezes, porém, não há sintomas.

A real necessidade de um tratamento ou retratamento de canal é definida por uma criteriosa avaliação clínico-radiográfica minuciosa feita pelo endodontista, que utiliza toda tecnologia disponível para conclusão de um tratamento endodôntico seguro e rápido.

Laserterapia

É mais uma opção que oferecemos a nossos pacientes.

O laser terapêutico tem uma série de indicações, sendo as principais o alívio da dor, a reparação tecidual, a redução do edema, o efeito antiiinflamatório e a redução antimicrobiana.

Pode ser usado isoladamente no tratamento de aftas, hipersensibilidade dentinária, mucosites, herpes, dores articulares, etc.

É usado também como coadjuvante em muitos dos procedimentos odontológicos como tratamentos de gengiva, tratamentos de canal e implantes, entre outros, melhorando o pós operatório e a cicatrização.

Facetas de porcelana e lentes de contato

Forjadas no desenvolvimento da adesão, essas restaurações viabilizam, em essência, uma odontologia restauradora mais conservadora e menos destrutiva.
Confeccionadas por meio de um processo delicado e artesanal de escultura, é possível alinhar, mudar o formato, acertar volume e clarear a tonalidade dos dentes. As facetas de porcelana podem ser realizadas com pequenos desgastes dentários ou sem nenhum desgaste, neste caso são chamadas de lentes de contato.

As Lentes de Contato Dentais são películas de porcelana extremamente finas, com 0,2 mm de espessura, muito mais resistentes e impermeáveis do que as antigas em resina. Aplicadas apenas na parte frontal do dente, dão efeitos de cor, brilho e textura super naturais.

Através de modernas técnicas associadas aos conceitos de Planejamento Digital Estético e Visagismo, e possível esculpir um sorriso totalmente personalizado que se adeque à personalidade e ao formato do rosto de cada paciente.

Ortodontia e Ortopedia Facial

Ortodontia com precisão, velocidade e respeito. Na Esthetical é assim.

A ortodontia melhora a oclusão promovendo uma melhor distribuição das forças exercidas sobre os dentes, protegendo-os dos traumas que podem incidir sobre o periodonto (gengiva, osso e ligamentos). A obtenção de um ótimo engrenamento dentário confere saúde aos músculos faciais e evita problemas relacionados a dores nas articulações da face.

Os problemas de má oclusão podem ser hereditários, como alterações nas bases ósseas, falta ou excesso de espaço para os dentes, ou adquiridos através de hábitos como o de chupar dedo, posicionar a língua incorretamente, ou ainda por alterações respiratórias e perda precoce de dentes.

Esqueça os tratamentos do passado, a ortodontia evoluiu. Por meio do diagnostico  tridimensional de alta precisão (Protocolo SEG) , que nos permite a visualização completa da parte óssea e dentária dos pacientes, em especial da ATM, conseguimos uma  maior eficiência na condução dos tratamentos, com mecânicas avançadas e índices incrivelmente menores de extrações dentárias e cirurgias ortognaticas.

Aliando a tríade Oclusão, DTM e Estética, esse novo conceito de ortodontia avalia o paciente como um todo, sempre buscando o menor custo biológico, e o melhor, finalizações perfeitas em um tempo recorde.

DTM

Disfunção Temporo-Mandibular, é a especialidade responsável por tratar as alterações causadas na Articulação Temporo Mandibular. Essa articulação liga o maxilar ao crânio e é uma das mais complexas do corpo humano, responsável por movimentar a mandíbula para frente, para trás e para os lados. Qualquer problema no bom funcionamento deste complexo sistema é chamado de DTM. Sua etiologia é multifatorial e suas alterações podem ser de características musculares, articulares e emocionais, podendo apresentar-se isoladas ou combinadas. Cerca de 60% dos indivíduos apresentam pelo menos um sinal de DTM como o ruído na Articulação Temporomandibular (ATM), e pelo menos 33% sofrem como dor na face ou na ATM (Leeuw, 2010). Geralmente a DTM causa sintomas como dores de cabeça podendo irradiar para o pescoço, dores ao mastigar, dificuldades para abrir e fechar a boca, sensação de que a mandíbula está desencaixando ao abrir ou fechar a boca, fazendo estalos ou até travando por instantes. Seu tratamento varia de acordo com sua alteração e é realizado de forma multidisciplinar, que vai desde atividades fisioterapêuticas, aplicação de calor úmido, prescrição de medicamentos como relaxantes musculares, analgésicos ou antiinflamatórios, uso de dispositivos interoclusais feitos sob medida, aplicação de laser terapêuticos ou até tratamentos cirúrgicos

Restaurações com resinas compostas

Com o domínio da técnica restauradora e a habilidade de um escultor é possível imitar a natureza dentaria em seus mínimos detalhes. As resinas compostas servem para restaurar cavidades pequenas, consertar fraturas, alinhar e recobrir dentes com pequenas desarmonias estéticas. Hoje em dia, as resinas compostas passaram a possuir propriedades físicas, químicas e biológicas muito parecidas às dos dentes naturais, o que as concederam a condição de materiais mais utilizados pelos dentistas para a realização de restaurações estéticas. Devido a contínua evolução da tecnologia de adesão, os preparos se tornaram minimamente invasivos, permitindo a preservação das estruturas de reforço dos dentes, sem que haja a necessidade de remoção de estrutura dental sadia. Devido à vasta quantidade de cores e à elevada resistência desse material, é possível promover restaurações imperceptíveis em dentes anteriores (facetas estéticas em resina composta) e posteriores, com alta durabilidade. Na Esthetical Odontologia as restaurações são realizadas pelos especialistas em Dentística, que é quem melhor entende e restaura os dentes acometidos pela doença cárie, realiza também, a troca das restaurações defeituosas em amálgama (escuras) pelas restaurações em resina composta.

Implantodontia

Com a evolução de materiais e técnicas, hoje em dia as próteses removíeis ou fixas com elementos suspensos estão caindo em desuso. Novas tecnologias de superfícies aceleraram muito o tempo de osseointegracão, e atualmente cirurgias com carga imediata e guiadas com microincisões já são uma realidade.

Na Esthetical, antes da instalação de qualquer implante, sempre e feito um planejamento reverso, que consiste de um estudo interdisciplinar minucioso, prevendo não só a estética das próteses, como também a relação funcional e o engrenamento com os outros dentes, respeitando sempre, as características individuais de cada paciente.