Tratamento de canal seguro
Retirada da polpa do dente infeccionada.
Nessa especialidade, vamos tratar da polpa dentária e dos tecidos periapicais. Entre os procedimentos mais comuns, podemos destacar o mais conhecido: o tratamento de canal.
Neste tratamento, é possível remover a polpa que estará infectada ou inflamada e preencher o espaço com material de qualidade.
Conheça nossos tratamentos e veja a importância da endodontia na hora de tratar e salvar dentes comprometidos.
Retirada da polpa do dente infeccionada.
Intervenção para retirada de obturações defeituosas.
Proteja seus dentes com o tratamento avançado de canal da Esthetical Odontologia. Nossa equipe de endodontia conta com técnicas precisas para tratar a polpa dentária danificada, visando a preservação máxima dos seus dentes naturais. Venha recuperar a saúde bucal e aproveite para manter seu sorriso completo e funcional com a nossa equipe especializada em endodontia.
Recupere a funcionalidade do seu sorriso!
FAQ
A endodontia é a conhecida especialidade da odontologia que cuida dos problemas relacionados à polpa dentária, visando salvar um dente que sofreu danos, evitando a necessidade de extração e a preservação da estrutura dentária.
Os sinais de alerta para um tratamento endodôntico incluem dor intensa, sensibilidade prolongada dos dentes a alimentos quentes e frios, inchaço na região do dente machucado e, principalmente, a presença de abcessos.
Também conhecido como canal, esse tratamento envolve a remoção da polpa dentária infectada ou inflamada. Além disso, acontece a limpeza e desinfecção dos canais radiculares e o preenchimento do espaço com um material obturador.
Esse tipo de tratamento é realizado com anestesia local, minimizando qualquer desconforto durante o procedimento; porém, é comum que o paciente sinta um leve desconforto que pode ser controlado mediante medicamentos.
Como em qualquer procedimento odontológico é ideal seguir as orientações especificas do seu dentista de confiança. Porém, alguns dos cuidados mais comuns são evitar morder alimentos duros e manter uma boa higiene bucal.
Nos primeiros dias após o tratamento, é normal sentir um certo desconforto ou mair sensibilidade. Porém, se a dor persistir ou piorar, é imprescindível entrar em contato com o dentista para averiguar se é necessário um acompanhamento adicional.
A endodontia é a área especializada da odontologia que cuida do diagnóstico e tratamento de doenças que afetam a polpa dental e seus tecidos circundantes. Popularmente conhecido como tratamento de canal, a endodontia visa a preservação do dente natural, removendo a polpa infectada ou inflamada.
Assim, podemos dizer que a endodontia é fundamental tanto para a saúde quanto para a estética, visto que é responsável pelo tratamento da estrutura interna do dente, mantendo a saúde e a vitalidade da arcada dentária em dia.
Pensando nisso, a equipe da Esthetical Odontologia, clínica referência em odontologia em Brasília, reuniu este artigo sobre Endodontia para você.
Continue a leitura!
O processo do tratamento de canal da endodontia é recomendado quando há uma lesão ou cárie significativa que danifica a polpa do dente, infectando ou inflamando a raiz. Todo o procedimento geralmente inclui cinco fases, que podem variar de um paciente para o outro.
Esse é o primeiro passo do tratamento de canal, que inclui a anestesia do local, garantindo o conforto do paciente, livrando-o de possíveis dores durante o procedimento, e a abertura do dente.
Em seguida, um campo de isolamento é colocado ao redor do dente afetado, mantendo-o seco e protegido das contaminações bacterianas durante o tratamento. E então, o dentista faz um pequeno acesso na coroa dentária, utilizando de brocas odontológicas especializadas.
Esse acesso é o responsável pelo alcance da polpa dental no interior do dente.
Após o acesso estar estabelecido, o dentista remove cuidadosamente a polpa dental infectada. Em seguida, o canal radicular é limpo e alargado com instrumentos endodônticos, visando a remoção completa dos tecidos infectados, preparando o espaço para o preenchimento.
Feita a remoção da polpa e a completa limpeza e desinfecção, os canais radiculares são preenchidos com o material obturador, que geralmente é uma pasta de guta-percha, para selar o espaço e evitar a reentrada de bactérias. Ao final desse processo, o acesso ao dente é fechado com material restaurador.
Existem alguns casos em que o dente tratado pode precisar de uma restauração final, que nada é do que uma coroa ou obturação permanente para restaurar a forma do dente e suas funções adequadas.
Outros casos podem exigir a colocação de um pino na raiz, visando o suporte extra à coroa dentária. Tudo dependerá da avaliação minuciosa de um endodontista.
De modo geral, todo o procedimento que envolve um tratamento de canal é indolor e os endodontistas são responsáveis por conduzir o tratamento de maneira tranquila. Por isso vale a pena procurar profissionais especializados, como o time da Esthetical Odontologia!
Assim, seu tratamento vai acontecer da melhor forma em busca de um sorriso muito mais saudável.
A endodontia é indicada em situações muito específicas, como traumas ou cáries em estado avançado. Mas entre os sintomas mais comuns para se fazer um tratamento de canal estão:
Dor intensa no dente;
Inchaço na gengiva;
Sensibilidade na gengiva;
Sensibilidade no dente ao toque;
Sensibilidade no dente ao consumir alimentos;
Mudança na cor do dente;
Abcessos dentais;
Cárie em estágio avançado.
É válido ressaltar que, em alguns casos, as cáries podem se apresentar entre os dentes.
A Esthetical Odontologia é uma clínica referência em odontologia estética em Brasília e conta com uma equipe multidisciplinar comprometida com os melhores tratamentos de reabilitação oral.
Com profissionais especialistas em endodontia, promovemos a manutenção da saúde bucal a longo prazo, por meio de procedimentos precisos e cuidadosamente executados. Assim, você encontra o alívio das dores intensas causadas por infeções ou inflamações na polpa dental.